Conferência Episcopal de Angola e São Tomé

Curriculum Vitae de D. António Jaca

Immagine Curriculum Vitae de D. António Jaca
06-01-2009
O Reverendo Padre António Francisco JACA nasceu em Quessua, Província de Malanje, a 3 de Novembro de 1963, de Francisco Jaca e de Rosa António.
 
Feitos os estudos primários e secundários, entrou no Seminário Propedêutico de Malanje.
 
De 1981 a 1984, frequentou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano de Luanda.
 
Em 1985, começou o Noviciado junto do Instituto dos Verbitas em Kinshasa (República Democrática do Congo) e, em 1987, emitiu os primeiros votos.
 
Fez a profissão dos votos solenes em 1990, depois de ter concluído o Curso de Teologia no Seminário dos Missionários de Scheut (Teologado Eugénio de Mazenot) sempre em Kinshasa.
Foi ordenado diácono em 1991 e, no mesmo ano, a 29 de Setembro, recebeu a Ordenação sacerdotal em Malanje, pelas mãos de S.E.R. Dom Eugénio Salessu, então Bispo daquela Diocese.
 
Logo após a Ordenação, foi enviado como Vigário para a Missão Católica de NZeto, na Paróquia de Santo Estêvão, Diocese de MBanza Congo, onde permaneceu durante dois anos e meio, em plena guerra civil.
De 1994 a 1998, transferiu-se para o Canadá, onde obteve o Diploma em Ciências das Comunicações sociais pela Universidade de St. Paul em Ottawa e, posteriormente, a Licenciatura pela Universidade de Montreal, em Quebec.
 
Regressado para Angola em 1999, foi nomeado Director da Rádio Ecclesia e eleito Vice-Superior Provincial do seu Instituto.
 
Desde de 2002, exerce a missão de Superior Provincial dos Verbitas.
 
No dia 6 de Junho de 2007, é nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, Primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Caxito.