Conferência Episcopal de Angola e São Tomé

23 novas ordenações em Benguela

29-07-2008

A Capelinha de Nossa Senhora dos Navegantes em Benguela foi pequena para acolher os 23 novos servidores de Cristo e da Igreja, no dia 27, último domingo do mês de Julho de 08.

Os diáconos, que foram ordenados padres, eram 5 da diocese de Benguela e 7 da Congregação dos Padres Missionários de Nossa Senhora de La Salette: em total 12 novos presbíteros. Os que foram ordenados diáconos eram 8 diocesanos e 3 do Instituto dos Padres Teresianos, dos quais dois mexicanos.

O evento trouxe a Angola o superior geral dos padres teresianos, padre Luiz Ignacio, residente no México e mais dois jovens mexicanos para a ordenação.

A concelebração eucarística foi presidida pelo bispo emérito de Benguela, Dom Óscar Braga, ladeado pelo vigário geral da Diocese de Benguela, padre Eduardo Alexandre e pelo padre Venâncio Nunda, superior regional dos padres saletinos.

 A liturgia foi marcada com as cores africanas. O testemunho encheu de louvor e acção de graças a assembleia. Alguns integrantes de comunidades da Diocese de Malanje e das Arquidioces do Lubango e de Windoek, Namíbia, acompanharam os padres que fizeram estágio de diácono naquelas paragens. No ofertório, os pais integraram a procissão das oferendas à frente das comunidades, ladeando os seus filhos, como acto de entrega de cada jovem ao serviço do Reino de Deus e receberam a bênção do presidente como sinal de aceitação e gratidão.

Na homilia, o bispo emérito de Benguela alertou para o valor da liberdade no serviço à Igreja e exortou a assembleia a ver no padre um servidor de todos.

A solene celebração ficou encerrada pela intervenção de Dom Eugénio Dal Corso, novo Bispo da Diocese de Benguela, que enviou mensagens de felicitações e encorajamento aos novos padres e diáconos.