Conferência Episcopal de Angola e São Tomé

Obras de Assistência

 OBRAS DE ASSISTÊNCIA

             a) Lar Santa Paula Frassinetti

            O Lar Santa Paula Frassinetti é uma obra social da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, que tem como objectivo acolher crianças e jovens em situação difícil, procurando fornecer a estas um ambiente familiar e uma educação integral.

           b) Obra da Rua - Gaiato

            A Obra da Rua-Casa do Gaiato de Benguela, Instituição de Solidariedade Social, vocacionada para o acolhimento de crianças sem família, abandonadas, desde Janeiro de 1964, continua até hoje a sua actividade específica.

Os rapazes internos, em número aproximado de 150, estiveram no centro das atenções da Obra da Rua, como é natural. Os responsáveis dão a vida por eles. A actividade escolar continua a ocupar a parte mais importante do dia e da vida dos rapazes, completada pela formação profissional nos sectores de carpintaria, serralharia, electricidade, campo e outros. A formação religiosa tem acompanhado a vida a par e passo.

             c) Abrigo da Infância

            As Irmãs do Santíssimo Salvador continuam a prestar assistência à crianças de 0 a 8 anos no Abrigo da Infância situado junto do hospital geral de Benguela.

            d) Lar “Virgem Miraculosa”- Balombo

            O Lar “Virgem Miraculosa” funciona no Município do Balombo sob o cuidado das Irmãs Filhas de Caridade de S. Vicente de Paulo desde o ano de 1998. A finalidade desta obra consiste em dar às adolescentes possibilidades de uma vida diferente.

             f) Centro Social Renascer- Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor

            A Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor nasceu em Ciempozuelos, Madrid-Espanha, aos 1 de Junho de 1864, como Obra Social de atenção as mulheres em contexto de prostituição. No dia 19 de Maio de 1895, foram aprovadas as suas Constituições e passou a ser uma Congregação de Direito Pontifício. Desde o início até agora, a finalidade última da Congregação é trabalhar pelo acolhimento, promoção e reinserção social das mulheres em contexto da prostituição ou em risco.

            A Congregação trabalha dentro do maior espírito solidário com as mulheres prostituídas e seu contexto, através de um trabalho de acolhimento, recuperação da auto-estima e dignidade.

            Procurando responder ao seu compromisso solidário com as mulheres afectadas pelo fenómeno da prostituição do Lobito/Benguela, o Centro Social Renascer desenvolve os seguintes programas: trabalho de campo, acolhimento e acompanhamento, alfabetização, reforço escolar para crianças, educação sanitária, atendimento e acompanhamento psicológico, de encontro, formação profissional e acesso ao mercado do trabalho.

           h) Centro Marc

O centro foi fundado pela Missionária Leiga, Anna Franger, Suiça e actualmente está a  cargo das Irmãs de Santa Catarina. O referido centro, tem ao seu cuidado na área da Catumbela jovens deficientes que vivem em residências diferentes sendo três de rapazes e outras três de meninas.

 

                        3.1. CENTROS DE SAÚDE E POSTOS MÉDICOS

             a) Centro Materno Infantil Nossa Senhora da Graça

            Está sob a responsabilidade das Irmãs Servas do Apostolado e tem como finalidade reduzir a mortalidade materno-infantil, principalmente no Bairro da Graça. Este Centro conta actualmente com um empregado de limpeza, 1 promotor efectivo, 6 Enfermeiros, 4 Técnicos Médios 1 Técnico de diagnóstico e terapêutica. No Centro se desenvolvem trabalhos de: medicina geral, maternidade, pediatria, obstetrícia, ginecologia, planeamento familiar e internamento de crianças.

         b) Centro de Saúde Santa Catarina de Sena -Missão da Catumbela

            O Centro Santa Catarina de Sena funciona na Missão de Santo António da Catumbela sob a responsabilidade das Irmãs com o mesmo nome. Trabalham no Centro 7 Técnicos médios, 4 Promotores de saúde, uma empregada de limpeza e uma lavadeira. O Centro atende na aárea de pediatria, consultas, acompanha as gestantes, faz curativos, partos e análises clínicas.

             c) Posto “Luisa de Marillac” das Filhas de Caridade de S. Vicente de Paulo

            Trabalham no Posto duas Irmãs enfermeiras e três trabalhadores sem diplomas que são formados pelas Irmãs e tomam parte nos Programas de Formação da UNICEF, da C.R.S. e da Cáritas.

            Para além da assistência no posto, as Irmãs atendem receitas dos doentes vindos do Hospital Municipal e outros centros de saúde.                   

            d) Posto Médico “ Nossa Senhora das Graças”

            Funciona no Bairro da Luz-Lobito e é constituído por cinco secções: um consultório de clínica geral e pediatria, uma sala de tratamentos e uma Farmácia.

            Trabalham no Posto um médico, cinco técnicos básicos, um técnico médio, dois promotores e uma empregada de limpeza.

             e) Posto de Enfermagem “ São João Calábria”

             f) Centro Médico Rainha do Mundo

            Este Centro pertence à Paróquia de Sto Estêvão – Kandumbu, foi exactamente pensado para acudir as necessidades de saúde dentro do perímetro da paróquia e não só. No mesmo, trabalham catorze (14) técnicos médios de enfermagem, dois (2) técnicos de laboratório, dois (2) de farmácia e dez (10) trabalhadores de base.

           g) Centro Médico S. Rafael- Lomboloque (Catumbela)

            Com uma gestão conjunta entre Irmãos Servos do Reino, Cáritas e o ministério da saúde, oferece assistência sanitária aos habitantes do Bairro com o mesmo nome.

       h) Centro Médico S. Martinho de Lima- Caponte

Pertença dos Irmãos Servos do Reino funciona nas instalações provisórias até que se conclua a implementação do projecto do Centro definitivo, tem a capacidade de atender 50 doentes por dia.

         i) Centro Médico Francisco Gárate-Açude (Catumbela)

Este Centro oferece assistência sanitária aproximadamente a 5.000 habitantes do Bairro do Açude  na Catumbela, com a capacidade de atender 20 doentes por dia. Conta com 7 trabalhadores dos quais 2 são do ministério da saúde. O Centro está sob o cuidado dos Irmãos Servos do Reino.

          j) Centro Anti-Tuberculose  Sta. Teresa do Menino Jesus-Benguela

 Resultado dum projecto em parceria com a CORDAID, a Diocese ficou com um Centro Anti-Tuberculoso na capital da Província cujo objectivo é o controlo da tuberculose no litoral de Benguela. O Centro faz parte da rede sanitária  diocesana e funciona com intuito reduzir  ou mesmo erradicar este flagelo, dando um grande apoio de descongestionamento ao nosso hospital diocesano do Cubal.

            O Centro dedicado a Sta Teresa do Menino Jesus é tutelado pelas Irmãs do Santíssimo Salvador. Foram grandes dinamizadores o casal holandes, Drª Hanna e o sr. Michael agora diácono permanente. O Centro possui: um consultório, sala de tratamento, e outrros. Com o tempo pensa-se continuar com outras construções como sejam quartos para o alojamento.

 

l- Depósito de Medicamentos - Benguela

              O Depósito de Medicamentos Pe. Quirino Houdijk foi criado há 16 anos pela Diocese de Benguela como instituição ligada à CARITAS de Benguela aquando da sua criação existia para providenciar necessidades de medicamentos básicos à população da província de Benguela mais vulnerável e não só, actualmente existe para comercializar medicamentos e materiais essenciais e oferecer serviços inovadores que promovam a saúde das pessoas através de procedimentos produtivos de excelência, priorizando valores humanos, ética compromisso social, com qualidade.      

            O sector público assumiu suas responsabilidades, assegurando toda a saúde pública na qual somos parceiros. 

 Durante o ano de 2015, as nossas actividades centraram-se nas seguintes:  

·                    Promoveu-se a venda de produtos com a data de caducidades a 1 ano ou seis meses;

·                    Controlo da entrega das mercadorias encomendadas pelos clientes;

·                    Conquista de novos clientes dos mercados do Lubango e Namibe.

·                    Visita aos clientes.

·                    Coordenar, dirigir, controlar e supervisionar todas as actividades áreas      conforme orienta o organigrama. 

                       

4- O CENTRO CATÓLICO

            A Diocese de Benguela possui um Centro polivalente, situado na cidade episcopal, que se encontra sob responsabilidade da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima-Sé Catedral.

            O Centro compreende um campo, salas, uma cozinha, um refeitório e uma capela. O campo tem servido para os jovens praticarem futebol de salão e andebol. Nas salas funcionam: um centro de medicina natural, a Promaica, e cursos de inglês. A cozinha e o refeitório têm servido para festas e reuniões da Paróquia e não só. A capela apesar de estar ainda em obra tem servido para algumas celebrações: Domingos de Ramos, procissões e retiros de organismos apostólicos existentes na Diocese.